15.4.15

Viajantes

Se o primeiro post é sempre complicado de escrever, o segundo não é mais fácil, quando a ideia é escrever sobre tudo em geral, sem que os assuntos acabem por seguir tendências.
Uma coisa é certa, preparem-se para ler sobre muita poesia! Aprendi a ler com livros de geografia e de poesia e, acredito, que isso me tenha moldado os gostos. Aos oito anos recebia elogios da professora da primária pelas (infantis, claro) quadras. Aos 12 vi o meu nome espelhado pela escola no fim duns poemas que o jornal da escola decidiu publicar. Hoje em dia já tenho, na estante, o meu nome em três livros, que se juntam a quase cinquenta livros de diversos poetas.

O que mais me orgulha da sua existência é, obviamente, o Viajantes, por ser um livro que considero que criei, embora seja co-autor e da ideia ter surgido da vontade do Daniel Costa-Lourenço, um poeta amigo de já longa data, em lançarmos um livro em conjunto. A temática seria Lisboa!

Como é sabido, Lisboa já tem muitos poemas a falar sobre ela! Embora nunca seja demais elogiar a Cidade Branca, poderíamos ter caído na repetição e no cansaço que esta, bem ou mal, obriga! A solução foi facilmente encontrada; dar a conhecer a Lisboa escondida, aquela que, sem recorrer à descrição, se encontra descrita em cada palavra, cada verso, cada sentimento que a cidade incute em cada um dos poetas ao seu serviço, como referido pelo Daniel no vídeo de apresentação da obra, "Lisboa será apenas o cenário de dois viajantes que não sabemos se são estranhos à cidade ou entre si, se são habitantes ou em passagem, mas tomam a cidade como sua, conhecendo-lhe desta forma os personagens por formas diversas, por tempos diversos, focando os mesmos sentimentos, os mesmos lugares, as mesmas pessoas".

De forma a tornar esta obra única, decidimos convidar a Marta Cruz, com quem já havíamos trabalhado nos Spoken Words, para dar imagem ao que já estava escrito. Depois do fantástico trabalho da nossa editora, a Livros de Ontem, surgiu este menino lindo que já se encontra na segunda edição e que se encontra à venda no site da editora.
Claro que poderão seguir todas as novidades sobre o Viajantes através da página no facebook!

Sem comentários: